O que é o Google Trends
O Google Trends é uma ferramenta disponibilizada pelo Google para que possamos acompanhar a evolução das buscas por uma determinada busca.
Ao fazer uma pesquisa, a ferramenta nos retorna diversas informações úteis para entendermos melhor sobre a busca.
Funcionamento do Google Trends
O sistema pega uma amostra dos dados e faz uma normalização destes dados e classifica o interesse numa escala de de 0 a 100. Em seguida ele devolve várias informações gráficas sobre a busca.
Utilizando o Google Trends para Marketplaces
Análise de demanda de produtos
É um ótimo sistema para analisarmos se o produto está entrando em alta, ou se o publico começou a perder o interesse. Quanto mais pessoas interessadas, maior a chance de alguém entrar no seu anúncio dentro do marketplace e comprar.
Para saber o quão grande é o interesse do público pelo seu produto, recomendo que você use um outro produto ao qual você já sabe o potencial de vendas. Faça a comparação e descubra se o novo produto tem potencial para fazer parte do seu mix de produtos.
Produtos com marketing momentâneo
Alguns produtos surgem do nada e desaparecem do mercado rapidamente. É interessante vender estes produtos somente enquanto o gráfico está em tendencia de alta. Se você acabar investindo muito dinheiro neste tipo de produto é possível que você tenha sérios problemas com estoque encalhado.
Nunca entre na baixa, produtos com marketing momentâneo excessivo tendem a sofrer investimentos de empresas maiores. Chega em um ponto em que a oferta se torna maior que a demanda e os preços começam a baixar assustadoramente e fica inviável vender com lucro.
Produtos Sazonais
Para descobrir a melhor época para vender em uma categoria específica, basta pesquisar o histórico do produto e ver os picos do gráfico.