Provavelmente você já deve ter sido bombardeado por anúncios de pessoas falando sobre “lucros” milagrosos por conta de supostas vendas feitas no sistema de dropshipping. Neste artigo vou abordar um pouco sobre o assunto e falar sobre as possibilidades dessa modalidade em marketplaces como Mercado Livre, Shopee, Amazon, Magazine Luiza, Americanas, etc.
O que é Dropshipping?
Dropshipping é uma modalidade de venda onde após realizada a venda quem embala e despacha o pacote é o seu fornecedor. Existem muitas empresas que disponibilizam estoques inteiros com quantidade de produtos praticamente “ilimitados” para que vendedores possam revender a vontade.
Dropshipping Internacional
É a modalidade onde você compra de um fornecedor internacional que envia para o Brasil. Quando estávamos em plena expansão da produção chinesa era o melhor dos mundos. Fretes praticamente gratuitos para vários itens, era só chegar em sites como o AliExpress e escolher bons produtos para começar a vender em qualquer lugar que quisesse. Era possível fazer isso até mesmo nos marketplaces mesmo sendo proibido. Nos tempos em que a politica de entrega não era tão fechada como é hoje.
Este tipo de modalidade dentro dos marketplaces se tornou impraticável. As novas politicas de frete que foram implementadas acabaram cortando toda e qualquer possibilidade. Também foram adicionadas restrições a este tipo de modalidade dentro dos contratos.
Dropshipping Nacional
Já o dropshipping nacional é quando você tem um fornecedor aqui no Brasil e ele envia direto do estoque dele para o seu cliente. Ainda é possível fazer este tipo de coisa, por mais que dentro dos marketplaces em sua maioria por contrato não é permitido.
Essa modalidade é a mais anunciada hoje em dia. Muitos fornecedores estão com estoques abarrotados de mercadoria e pedindo “pelo amor de deus vendam meu produto”. Não é tão difícil de achar este tipo de fornecedor mas também não é tão simples como parece. Recomendo ter uma empresa de muita confiança para para iniciar, ao mesmo tempo que essa empresa vai precisar confiar muito em você.
Afinal, o dropshipping vale a pena?
Apesar dos riscos, sim, é a modalidade que mais vale a pena quando olhamos para o lado financeiro. Você não precisa investir em estoque e caso você tenha uma boa negociação de prazo para pagamento a coisa fica ainda mais vantajosa.
Para entender melhor o porque vale tanto a pena, recomendo que façam as contas de necessidade de capital de giro utilizando o método do ciclo financeiro que estão no artigo O que é capital de giro? Para que serve?. Após fazer as contas fica claro que essa modalidade se bem aplicada é muito superior ao clássico comprar para revender. Afinal, você tem investimento inicial 0 e o ciclo financeiro é reduzido aos menores níveis possíveis.
É possível fazer dropshipping dentro dos marketplaces?
Dentro dos marketplaces mesmo que Dropshipping seja algo normalmente proibido, na modalidade de dropshipping nacional é possível sim trabalhar. As maiores limitações vão vir com o aumento das vendas. Se a operação crescer a ponto de você entrar na modalidade de coleta pelo marketplace ao mesmo passo que você está com mais de um fornecedor ao mesmo tempo a coisa se torna inviável.
Mas ao mesmo tempo, é possível ter infinitos fornecedores dentro de uma conta onde você esteja fazendo dropshipping. Basta você utilizar o serviço de Fulfillment. Basicamente você escolhe o melhor fornecedor para ser o endereço de retirada e os demais produtos de outros fornecedores vão ir direto para o Fulfillment.
Sistemas de gestão como Tiny e Bling conseguem fazer o seu estoque ficar integrado ao estoque do seu fornecedor. Não é uma tarefa simples mas é perfeitamente possível fazer este tipo de integração funcionar. E obviamente seu sistema e o sistema do fornecedor vão precisar ser compatíveis.
Onde achar fornecedores de dropshipping?
É relativamente simples de achar um fornecedor, inclusive, é mais fácil eles te acharem antes. Só que nem todo fornecedor é um bom fornecedor. Antes de começar a trabalhar nessa modalidade é preciso conhecer bem o fornecedor e verificar se realmente ele está apto a trabalhar com os marketplaces.
Em uma pequena busca em redes sociais como Instagram utilizando as tags “fornecedor” e “dropshipping” você deve encontrar centenas de possíveis fornecedores e criadores de conteúdo que trabalham com essa modalidade de venda disponível.
Quanto é possível ganhar com dropshipping nos marketplaces?
As margens nessa modalidade podem parecer um pouco apertadas, principalmente se o faturamento for baixo. Como seu custo de empresa cai absurdamente, basta ter um bom faturamento para lucrar bem até com margens baixas. Normalmente uma margem a partir 10% já removendo os impostos começa a ficar interessante.
Mesmo a margem para trabalhar sendo baixa, ao aumentar o faturamento você vai ganhar cada vez mais e os custos da sua empresa não vão acompanhar o crescimento porque basta um celular com internet, contador, comida, um sistema e um lugar para morar para que toda sua operação funcione, independente de faturar 1 real ou 1 milhão por mês.
O quanto você vai ganhar depender do quão bom é o produto que você escolheu trabalhar. O ideal é escolher produtos com demanda constante e que nunca saem de moda. Assim seus anúncios podem ir ficando cada vez mais bem posicionados em toda a internet e seu faturamento irá crescer mês a mês.