Provavelmente uma das coisas que mais consome tempo dos vendedores é a criação de novos anúncios dentro dos marketplaces, mas quando existe a possibilidade de simplesmente copiar anúncios feitos por outro vendedor onde os dados utilizados já são os do fabricante a coisa fica muito mais simples.
Por que Copiar Anúncios no Mercado Livre
Basicamente copiamos anúncios estamos diminuindo o tempo da mercadoria parada no estoque, o que é algo indesejável em termos financeiros para a empresa. Quando estudamos a fundo como funciona o capital de giro, vemos que quanto mais tempo ficamos com o produto parado no estoque menor o lucro possível a partir daquela compra por conta de uma série de fatores como a desvalorização constante da moeda.
E produto parado é dinheiro parado. Logo, você precisa dar a visibilidade para aquele produto parado no canto do seu estoque o mais rápido possível para não acabar perdendo dinheiro. Por mais que clonar um anúncio não seja de graça, é um custo pequeno perto do valor que a inflação vai corroer com o passar do tempo.
Quando Você Pode Copiar os Anúncios do Concorrente
Basicamente você pode copiar todos os anúncios que utilizem fotos, descrições e fichas técnicas oficiais do seu fornecedor ou fabricante. Existe também a possibilidade de utilizar fotos de terceiros não registradas, afinal, se não existe registro basicamente ela não tem um dono.
Então, Quando não Posso Copiar os Anúncios?
Quando você não tiver autorização do fabricante ou fornecedor para utilizar imagens ou descrição recomendamos que você não copie os anúncios devido a possibilidade de reivindicação de direitos autorais. Também recomendamos que não copie as fotos autorais dos concorrentes, você pode até copiar mas é relativamente arriscado para sua conta.
Qualidade é Melhor que Quantidade
Por mais que pareça uma boa ideia você ter um milhão de anúncios iguais e simplesmente dominar páginas e páginas de produto, o mercado livre já está ciente deste tipo de prática e tem mecanismos de coibir abusos deste tipo.
Logo, ao copiar um anúncio é recomendado que ao invés de gastar mais dinheiro clonando várias vezes, é mais interessante completar melhor aquele anúncio que foi copiado. Veja as principais dicas para ter um anúncio de qualidade:
Ficha Técnica
A ficha técnica tem tanto valor quanto o título do produto, é um bom ponto de partida parar melhorar o anúncio. Você pode adicionar palavras que não couberam no título do produto diretamente na ficha técnica para aumentar a visibilidade do produto.
O CTR é Rei
Quanto melhor for o seu CTR(Taxa de Cliques) mais o seu anúncio será mostrado. Afinal, o mercado livre quer que além somente ver o produto a pessoa também clique. Para isso existem são dois os principais fatores que vão influenciar no clique do cliente.
Título do Produto
Os mecanismos de busca em geral adoram mostrar aquilo se aproxima mais da busca do cliente, então tente se aproximar o máximo possível de como o cliente faria a busca. E como dito anteriormente, o que não couber diretamente no título você pode colocar na ficha técnica.
Pode parecer algo óbvio, mas principalmente os mais iniciantes acabam fazendo anúncios com títulos tão simples que nunca irão aparecer na busca. Um exemplo seria um vendedor tentar vender uma boneca barbie sereia que tem luzes e toca musica vem com 300 acessórios colocando como título somente a palavra “boneca”. É triste mas acontece.
Tenha Imagens Extremamente Chamativas
Sim, ultra mega hiper chamativas. Quanto mais chamativa for a imagem melhor será a taxa de clique. Isso vai além só da pesquisa dentro do mercado livre. As pessoas irão ver essa imagem em todas as redes possíveis, então ela precisa ser bem chamativa e se destacar em qualquer ambiente.
Por mais que o site recomende somente a foto do produto em fundo branco, é importante fazer com que esta foto seja linda e com as cores vibrantes para se destacar ao meio dos vários anúncios que vemos todos os dias na internet.
Utilize o EAN do Fabricante
Esse negócio de comprar EAN duvidoso serve basicamente para tirar dinheiro de vendedor desesperado por uma venda. Utilizar o EAN do produto tem muito mais vantagens já que a inteligência da escolha de público alvo dos sistemas é baseada neste tipo de código.
Basicamente, quando ocorre uma venda no mercado livre vinda do facebook o google, twitter, tiktok e o raio que o parta também recebem a informação dessa venda, e sabe o que eles fazem? Otimizam o público daquele produto porque adivinha? Eles também querem fazer o anunciante gastar mais com aquele produto.
Então quando você está vendendo o produto com EAN correto a mágica acontece, e até as vendas do seu concorrente acabam sendo benéficas para o seu anúncio. Inclusive vendas feitas em outros marketplaces.
Pergunte a um vendedor experiente se já aconteceu de um produto estar encalhado por muito tempo e depois da primeira venda ele deslanchar em todas as plataformas ao mesmo tempo. Não existe mágica nenhuma.
Pediram para eu Remover as fotos que eu Copiei do Anúncio e Agora?
Simples, verifique com seu fornecedor se foi ele quem produziu as fotos e disponibilizou para uso. Em caso positivo, solicite a documentação comprovando que as fotos foram tiradas por ele e caso denunciem seu anúncio você poderá utiliza-la como prova. Caso o denunciante prossiga com a reivindicação e acabe por remover o anúncio da plataforma você deverá recorrer aos meios judiciais.
Caso seu fornecedor ou fabricante não sejam os produtores da foto, recomendamos que remova pois mesmo sendo a marca de terceiros existe toda uma longa discussão jurídica sobre direitos autorais que podem te gerar uma bela dor de cabeça.
Como Registro Minhas Fotos?
Para registrar fotos você pode utilizar empresas certificadoras como o copyright ou o que mais recomendamos que é o Avctoris que faz a mesma por um valor muito menor. Basicamente essas empresas criam um documento com validade internacional que servem como prova de anterioridade para seus documentos, mostrando para justiça que você foi o autor.