A vida de vendedor não é fácil não é mesmo? Como se já não bastassem as dificuldades normais de ter uma empresa ainda temos que lidar com uma série de clientes um tanto quanto problemáticos incentivados pelas politicas mais doidas que o site inventa para conseguir aumentar as vendas. Neste artigo vamos falar sobre algumas técnicas simples que podem te ajudar muito a não sofrer com compradores mal intencionados
Tire fotos do pacote antes de enviar
Algumas simples fotos podem te poupar alguns milhares de reais por todos os meses. Basta tirar uma foto dos produtos ao lado da etiqueta antes de fechar a caixa. Com este arquivo em mãos, mesmo que um cliente conteste a compra dizendo que vieram produtos a menos você consegue comprovar de forma rápida que enviou corretamente. São raros os casos em que a pessoa abre uma reclamação após a foto ser mostrada.
Caso a pessoa insista em reclamar e ainda assim faça a abertura de uma reclamação, a foto vai fazer com que a probabilidade do mediador te dar ganho de causa aumente muito. Existem casos em que o mediador simplesmente não lê ou analisa as fotos, nestes casos basta abrir uma reclamação sobre a mediação que você provavelmente irá recuperar o dinheiro. A foto provavelmente é a melhor prova de todas.
Analise as perguntas do cliente
A maioria dos golpes vem com aviso prévio. Aqueles clientes que ficam insistindo muito para que você faça o envio imediatamente, principalmente vindos de locais mais perigosos onde as transportadoras não costumam entregar, são provavelmente um bom aviso para você ficar esperto e tirar algumas fotos do produto.
Estados com maior índice de problemas
Alguns estados brasileiros são figurinhas carimbadas entre os vendedores do Mercado Livre. São estados responsáveis pela maioria dos problemas. Nas minhas vendas em especial eu posso citar como exemplo o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro como campeões. Sempre que as vendas ocorrerem para estes estados recomendo colocar em prática os itens anteriores.
Lacres de segurança
Lacres como o casca de ovo podem ser muito úteis para quando a mercadoria retorna. Como ele é basicamente destruído ao ser removido, é simples de verificar se o cliente danificou o produto. Também vai servir como uma prova para que você ganhe a mediação.