Muitos já devem ter encontrado um produto ótimo que desejam vender na Internet e não sabem por onde começar. O Mercado Livre pode ser uma ótima opção para quem está iniciando no mundo das vendas online. O intuito deste artigo é ensinar como este marketplace funciona e como você pode fazer sua primeira venda sem mistérios.

Como funciona o Mercado Livre

O Mercado Livre é um marketplace que trabalha principalmente com vendas 3P (3rd party – Traduzindo: Vendas de Terceiros), ou seja, é uma plataforma onde pessoas e empresas se cadastram para vender seus produtos dentro do site.

Este pode ser considerado um dos principais mecanismos de busca no Brasil para produtos. Muitas pessoas, antes mesmo de consultar o Google, vão direto ao site ou aplicativo do Mercado Livre.

Como os demais marketplaces, o Mercado Livre tem seu público bem trabalhado e clientes fiéis. A confiança que o público tem no site traz uma certa facilidade para vender os produtos. Alguns nichos de produtos vendem melhor que outros, então, pode ser que você venda pouco neste canal e muito mais em outros canais com públicos específicos do seu nicho de vendas.

Ele oferece suas próprias soluções aos vendedores: pagamento (Mercado Pago), logística (Mercado Envios), loja virtual (Mercado Shops), entre outros.

Observação: a venda de produtos digitais está proibida pelo site.

Como se cadastrar para vender

Criando a conta

Crie sua conta

Para criar sua conta, basta entrar no site do Mercado Livre  e clicar em “Crie sua conta”. Em seguida,  basta escolher o tipo de conta e preencher os dados. Lembre-se de ler e salvar todos os contratos para entender melhor sobre o funcionamento da plataforma e suas restrições. 

Quem pode e quais são os requisitos para registrar-se no Mercado Livre como vendedor?

 

Toda pessoa física ou jurídica pode se cadastrar no site. Ao clicar em “Crie sua conta” você será redirecionado ao cadastro de pessoa física.

criar conta pessoa fisica

Em algum lugar da tela estará escrito algo como “Criar conta de empresa”.  Ao clicar, você será redirecionado ao cadastro de pessoa jurídica.

criar conta pessoa juridica

Leia o contrato, todos os termos e políticas tanto do Mercado Livre quanto do Mercado Pago. Isso vai te ajudar a entender o que não fazer.

Criando o primeiro anúncio no Mercado Livre

Logo na tela inicial do Mercado Livre temos um botão chamado “Vender”.

botão vender mercado livre

Ao clicar nele, você deve ser redirecionado para uma tela parecida com esta:

O que você vai anúnciar

Inicialmente nosso foco vai ser a venda de produtos. Então, para continuar, clique em Produtos.

O sistema do Mercado Livre irá oferecer um passo a passo. Eis que vamos às valiosas dicas deste artigo.

Criando um título

tela de criação de título do mercado livre

Basicamente ele precisa descrever o que é o seu produto. Vale a pena olhar como seus concorrentes fazem os títulos. Às vezes eles podem estar deixando passar características do produto para escrever coisas que não fazem sentido para o Mercado Livre como mecanismo de busca. Um exemplo são as pessoas que colocam no título “produto top” ou algo similar. Tome cuidado para não ferir as políticas do Mercado Livre quanto ao cadastro de produtos. Com certeza já as leu, pois falamos isso no início do artigo.

Crie seu título e siga para próxima etapa.

Escolhendo a categoria

escolher categoria mercado livre

A categoria é fundamental para quem deseja vender. Você basicamente precisa escolher o público alvo que o Mercado Livre deve trabalhar em conjunto com todos os outros canais de divulgação. Se você colocar um tênis na categoria de artigos religiosos, seu tênis vai entrar nas listas de marketing para produtos religiosos e isso não ajuda em nada nas suas vendas. Os algoritmos de divulgação baseiam-se em públicos que são formados a partir das compras e visitas a páginas especificas do site. Eles usam inteligência de máquina para conseguir resultados que um ser humano normal não conseguiria. Quanto mais alimentada for esta base de dados, maiores as chances de venda na categoria.

exemplo categoria específica
exemplo de categoria específica

Escolha com muita cautela e vá para próxima etapa.

Observação: Leia sobre os produtos que são proibidos.

Informações Base do produto

É uma extensão do título. Todas as características secundárias do produto devem ser colocadas para que o algoritmo da busca interna do site ache seu produto na pesquisa.

informações-base-produto

Após preenchida, vamos para a próxima etapa.

Condição do produto

condição do produto novo ou usado

Indique se o  produto é novo ou usado.

Variações

exemplo variação

Cada categoria tem suas próprias variações.

Dicas para variações

Separe os anúncios por cor.

Crie um anúncio para cada cor. Os clientes muitas vezes compram uma cor e acabam pedindo outra indisponível. Isso pode acabar com a reputação de uma conta.

Tensão de alimentação

Crie anúncios separados para produtos com tensões diferentes. Isso minimiza o risco do cliente comprar um produto 110v e colocar numa tomada 220v, por exemplo.

Tamanhos

Nestes casos não há como fugir. Crie um único anúncio com todas as variações de tamanho. Caso o produto tenha cores diferentes faça um anúncio por cor. Quando o vendedor coloca diversos produtos no mesmo anúncio isso é péssimo para sua lista de marketing.

Ao preencher corretamente, vamos para próxima etapa.

Imagem, quantidade e EAN

Imagem quantidade e ean

Imagens

A imagem principal do produto deve ter fundo branco. Cuidado ao copiar imagens da internet. Elas podem ter direitos autorais e isso pode te causar sérios problemas.

Não adicione logotipos, bordas ou marcas d’água. Isso pode fazer com que os anúncios sejam reprovados ou denunciados.

Tente seguir os padrões de qualidade de imagem dos produtos mais vendidos. Uma bom exemplo de categoria para ter como referência é a de celulares.

Quantidade disponível

Indica sua quantidade disponível em estoque. Não coloque mais estoque do que possui. Caso a venda ocorra e você não conseguir entregar, isso pode ter um impacto negativo muito forte (principalmente para iniciantes).

Código Universal do Produto

Também conhecido como Código de Barras ou EAN, é um código especial do produto que traz ao produto um número único válido internacionalmente.

Atenção:
  • Não compre códigos de barra de terceiros. Quem deve comprar é a empresa que fabrica o produto. Isso pode causar grandes dores de cabeça com propriedade intelectual.
  • Caso você fabrique o produto, a única certificadora disponível no Brasil é a GS1. Os demais são revendedores filiados a ela.
  • Não utilize códigos de barra de outros produtos. Isso prejudica a inteligência artificial do marketing feito no produto.
  • Caso você produza seus próprios produtos, filie-se à GS1, crie seus códigos e trabalhe-os no Google Manufacturer Center. Lá você consegue colocar mais informações sobre seus produtos e ganhar destaque nas buscas.

Ficha técnica

ficha técnica mercado livre

Funciona como as informações básicas do produto. Quanto mais informações, em mais buscas você irá aparecer.

Preço

preço mercado livre campo

O preço do seu produto deve ser muito bem pensado no Mercado Livre. Jamais venda sem lucro. Tenha em mente que sua margem de lucro é dada a partir do valor final da venda. Não pense que está ganhando horrores ao dizer “meu lucro é de 100%”. Tal pensamento pode levar o vendedor à falência se a precificação não for bem estimada.

Tarifas cobradas pelo Mercado Livre em produtos

Diferença preço anúncio clássico e premium

Anúncio Clássico

Anúncio padrão sem nenhum adicional de exposição.

Produtos abaixo de 79 reais

É cobrada uma taxa de 11~14% + 5 reais fixos.

Exemplo:

Valor de venda – R$70,00

Taxa em 11% – R$7,70

Taxa fixa – R$5,00

Restou da venda – R$57,30 reais

Ou seja, ao final desta venda pagamos 18,14% em taxas. Este valor de taxa varia para mais ou para menos de acordo com o valor de venda.

Importante: Primeiro você subtrai o valor em % e depois você retira a taxa fixa.

Produtos acima de 79 reais

É cobrada uma taxa de 11~14% + taxa fixa de acordo com o peso do produto.

Segue o mesmo padrão do calculo anterior.  O valor vai aumentar de 5 reais para X,  sendo que X é o valor do frete médio estipulado pelo mercado livre do produto de acordo com as tabelas de frete da plataforma.

Anúncio Premium

Este tipo de anúncio entra em listas de marketing especiais do Mercado Livre, incluindo notificações no aplicativo e e-mails.

Produtos abaixo de 79 reais

É cobrada uma taxa de 16~19% + 5 reais fixos.

Exemplo:

Valor de venda – R$70,00

Taxa em 16% – R$11,20

Taxa fixa – R$5,00

Restou da venda – R$53,80

Ou seja, a taxa real cobrada foi de 23,14%. Novamente este valor de taxa varia para mais ou para menos de acordo com o valor de venda.

Produtos acima de 79 reais

É cobrada uma taxa de 16~19% + taxa fixa de acordo com o peso do produto.

Segue o mesmo padrão do calculo anterior.  O valor vai aumentar de 5 reais para X,  sendo que X é o valor do frete médio estipulado pelo mercado livre do produto de acordo com as tabelas de frete da plataforma.

Mercado Envios 2 – Correios

Mercado envios 2

Inicialmente é a modalidade disponibilizada para os envios de empresas pequenas, feitos via Correios. Ao vender, o Mercado Livre irá disponibilizar uma etiqueta de envio para ser impressa. Não se preocupe em adicionar os dados de frete.  O sistema irá fazer isso automaticamente.

Dicas sobre Mercado Envios 2 – Correios:

  • Após algumas vendas o sistema irá reconhecer seu padrão de embalagem e atualizar o preço do frete.
  • Atente-se aos limites dos Correios
  • Tente fazer a menor caixa possível dentro do limite mínimo dos Correios para que o frete do produto vendido seja o  menor possível para o cliente.

Frete grátis em anúncios abaixo de 79 reais

frete grátis para produtos abaixo de 120 reais

Um calculo rápido:

Produto – R$70,00

Taxa Premium em 19% – R$13,30

Frete “grátis” – R$33,00

Restou – R$23,70

Com 66,14% somente em taxas de venda é praticamente impossível ter algum lucro, então pense muito bem antes de utilizar este tipo de frete.

Observação: em raros casos o sistema muda seu anúncio automaticamente para frete grátis. Fique atento(a)!

Retirada em mãos

retirada em mãos mercado livre

Muitos compradores gostam de retirar o produto diretamente com você. O que o site não fala é que, caso o comprador diga que não recebeu, ele só vai aceitar a nota fiscal do produto assinada pelo cliente titular da conta como garantia para o reembolso.

É um ótimo modo de alavancar vendas. Porém, é recomendado para lojistas e não para quem trabalha em casa, já que o comprador saberá o local de sua residência e, consequentemente, do seu estoque.

Muitas pessoas querem retirar também numa estação de metrô, dependendo da sua cidade.  Pode ser interessante, mas é sempre um risco.

Garantia

tipos de garantia

Garantia do vendedor

É a garantia que você dá além do Código de Defesa do Consumidor e das regras do site. Aconselho a não colocar, pois o site já estendeu a garantia para 30 dias na maioria das categorias.

Garantia da fábrica

É a garantia do fabricante. Primeiro você vai absorver os custos e repassá-los ao fabricante. Alguns fabricantes não cumprem corretamente com seus próprios termos, então, cuidado ao oferecer este tipo de garantia.

Sem garantia

Aqui, na verdade, temos a garantia do Mercado Livre e do Código de Defesa do Consumidor. Ou seja, não é  “sem garantia”.

Descrição e vídeo

descrição e vídeo mercado livre

Descrição

Descreva o seu produto da melhor maneira possível para facilitar a jornada de compra do cliente. Ela não influencia diretamente nas buscas feitas dentro do site.

É importante ressaltar que os números de registro como Ministério da SaúdeANVISA devem estar contidos na descrição do produto.

Vídeo

Você pode colocar um vídeo do Youtube nos anúncios para um  melhor posicionamento. Cuidado, não é permitido colocar logotipo, marca, site e outros elementos que levem o cliente a comprar fora do Mercado Livre.12,642

Conhecendo o Painel do Mercado Livre

Acessando o painel

painel conta mercado livre

Passe o mouse sobre seu nome de usuário e o deslize até o botão onde está escrito “Resumo”. Clique nele.

O painel da conta deverá abrir.

painel resumo mercado livre

Neste painel temos acesso a compras, vendas, faturas, reputação, saldo e muitas outras informações e configurações da conta.

Ver ativos

São todos os anúncios que estão atualmente ativos no site, prontos e esperando que as vendas aconteçam.

Anúncios inativos

São anúncios que foram pausados por algum motivo.

Anúncios ativos ou inativos para revisar

São anúncios pausados ou com baixa relevância por conter fotos de baixa qualidade, violação de direitos, etc.

Menu Lateral Esquerdo

Resumo

É a tela inicial vista na imagem acima, onde vemos o resumo de como está o andamento da conta.

Faturas

Valores devidos ao Mercado Livre, como a utilização do Mercado Livre Ads.

Reputação

Mostra os indicadores de reputação da conta.

Mercado Crédito

Mostra os empréstimos disponíveis.

Compras

menu de compras mercado livre

Mostra itens que foram favoritados, suas perguntas como comprador e suas compras.

Vendas

painel vendas mercado livre

Mostra seus anúncios, perguntas feitas por vendedores, atalho para central de novidades, atalho para mercado shops, envios criados do mercado envios full e retiradas criadas do mercado envios full.

Configurações

configurações gerais da conta

Mostra os locais de configurações gerais da conta como seus dados cadastrados, segurança, preferência de e-mails,etc.

Vendi no Mercado Livre e agora?

Separando o produto

Vá ao painel de vendas e veja os pedidos que estão com status “Para enviar”.
Separe os produtos vendidos atentando-se às quantidades vendidas de cada item.
Coloque-os na mesma ordem em que foram vendidos para que você não se perca enquanto faz seus pacotes.
vendas para preparar mercado livre

Imprimindo etiqueta de envio e declaração de conteúdo

Selecione as etiquetas que serão impressas e clique em “Imprimir etiquetas”. Obs: acima da primeira venda há um botão que seleciona todas ao mesmo tempo

Pronto. Suas etiquetas foram geradas juntamente com as declarações de conteúdo e PLP fornecidas pelo próprio Mercado Livre. As declarações de conteúdo vêm ativadas por padrão nas contas novas.

vendas para imprimir tutorial

Embalando o produto

Após imprimir as etiquetas, chegou a hora de embalar os produtos. Eles devem ser embalados bem o suficiente para aguentar a brutalidade do transporte. Nos correios é muito comum a colocação de várias caixas pesadas em cima de caixas leves. Seu produto pode ser danificado neste processo. 

Tipos de embalagem

Estes são alguns tipos de embalagem e proteções para quem está iniciando:

Caixa de papelão

caixa de papelão para envios

Caixas de papelão têm uma ótima resistência e boa relação custo/benefício. Podem ser utilizadas para praticamente todos os produtos.

Caixa reciclada

caixa de papelão sucata

Caixas encontradas na rua ou em supermercados podem ser úteis quando viradas ao contrário para que não apareçam logomarcas. As agências não costumam aceitar caixas com logotipos que não sejam da sua empresa ou de marketplaces.

Reciclar caixas é uma opção barata se você achar caixas de qualidade. É sempre bom ter algumas para casos especiais onde as caixas compradas não dão conta do recado por serem pequenas ou frágeis demais.

Observação: ao final da montagem a caixa deve ter um formato regular de caixa. Muitas agências não aceitam caixas em formatos irregulares.

Envelope plástico inviolável

envelope plástico inviolável

É um envelope de segurança onde destacamos uma fita que possui cola. Após fechar, não é mais possível abrir o envelope. Ideal para encomendas que são resistentes. O custo deles é baixo. Vale a pena pensar neles como opção.

Envelope papel pardo

envelope-papel-pardo

Ainda como opção de envelopes baratos, temos o envelope de papel pardo. Achado com facilidade em papelarias, pode quebrar um galho caso você precise de um envelope maior do que os que você tem no estoque.

Envelope de papel

envelope papel branco

Caso a papelaria não tenha o papel pardo, ainda pode-se optar pelo papel comum. É uma opção cujo custo fica entre o do papel pardo e a caixa.

Protegendo os produtos

Plástico bolha

Você pode optar por comprar o rolo completo ou rolos cortados de plástico bolha. Dependendo do tamanho dos produtos é uma opção boa e barata.

plastico bolha cortado e-commerce

Existem diversos tipos de plástico bolha. Os mais baratos estouram mais fácil. Os mais caros possuem bolhas mais resistentes.

Papel cortado ou amassado

Papel de rascunho picotado também é uma ótima proteção para quando não se tem material adequado para proteção de produtos. Apenas tome cuidado com dados pessoais ou de clientes.

papel picotado

Papelão cortado ou amassado

papelão amassado

O papelão consegue deixar a caixa firme e ainda absorver parte do impacto. Alguns produtos o recebem muito bem como proteção. Produtos mais frágeis podem riscar. 

Obs: não mande pedaços sujos de papelão para o cliente. Isso pode gerar uma qualificação negativa ou até mesmo uma reclamação.

Tirando fotos do produto que será enviado

Sim! Fotos! Elas serão úteis nos mais diversos casos. Tire as fotos imediatamente antes de fechar as caixas.

Passos para tirar as fotos
  • Tire uma foto do produto dentro ou ao lado da caixa mostrando o produto e a etiqueta de envio ao mesmo tempo.
  • Caso o produto tenha alguma característica como cor/voltagem/tamanho/validade, tire uma foto mostrando esta característica juntamento com a etiqueta, o produto e a caixa.
  • Caso haja mais de um produto a enviar na mesma caixa, tire fotos de todos eles ao lado da caixa e etiqueta. Isso inclui as características dos produtos. Tente mostrar tudo na mesma foto, se possível.
  • Embale o produto e tire uma foto dele embalado.
  • Agora a embalagem está pronta para ser fechada.

Com estas fotos obtemos a proteção necessária contra adversidades que ocorrem regularmente e que podem acarretar em punições de reputação.

Fechando a embalagem

Fita Adesiva nas caixas

Normalmente é utilizada a fita adesiva marrom ou transparente entre 40 e 48 mm de largura para fechar as caixas.

fita adesiva 48mm transparente
fita adesiva transparente

Recortando e Colando a etiqueta de envio

Recorte a etiqueta no local pontilhado como informado.

As agências podem não aceitar etiquetas que mostram o nome do produto, tamanho padrão, partes faltantes, código de barras ilegível, etc. A etiqueta de envio deve sempre ser colada no maior lado da caixa. Isso é exigido em boa parte das agências dos correios.

Para envelopes

Fitas adesivas com 10 a 15 mm podem ser utilizadas para colar etiquetas em envelopes invioláveis.

fita adesiva 10mm
Para caixas

Melhor opção para colar as etiquetas em caixas e envelopes de papel/papel pardo é a cola em bastão. Pode ser a menor, pois é mais barata, prática e eficiente.

cola-bastao-vendas

Acoplando declaração de conteúdo ou nota fiscal

As declarações de conteúdo ou notas fiscais devem ir juntamente com a caixa ou envelope. Precisam ser acomodadas em um saquinho transparente para que o correio aceite. A maioria das agências exige que a declaração/nota vá na parte de trás da caixa.

Envelope AWB
envelope awp para notas fiscais danfe

O envelope AWB é um saquinho plástico com tiras adesivas onde é colocada a declaração/nota fiscal. Em seguida são  removidas as tiras e é fixado o lado com cola no pacote. Simples, rápido e eficaz.

Outros saquinhos plásticos

É recomendado que seja feita uma pesquisa em lojas de materiais de embalagem de escritório ou armarinhos para ver as opções disponíveis. Geralmente são encontrados saquinhos de polietileno ou polipropileno com custo bem variável. Estes vão exigir fita adesiva e um pouco mais de manuseio quando comparados aos AWB.

Levando o produto aos correios

Se você seguiu todos os passos até agora, basta levar seu produto até a agência mais próxima.

Retire sua senha e aguarde na fila normalmente

Ao chegar no caixa, dê o pacote ao atendente. Deixe ele fazer todo procedimento de envio. Siga as instruções do atendente e pegue seu comprovante de envio.

Dica: pergunte ao atendente se existe alguma fila prioritária para quem posta com PLPs (pré lista de postagem).

Verifique as exigências da sua agência. Algumas pedem o papel da PLP. Em outras, só o pacote devidamente etiquetado basta.

Sobre o comprovante de envio

Guarde o comprovante ou escaneie. Ele também vai servir situações adversas. Em caso de perda, é possível solicitar a segunda via na agência.

Como retirar o meu dinheiro das vendas do Mercado Livre?

Vendi pelo Mercado Livre. E agora, onde foi parar o meu dinheiro? Simples! No Mercado Pago, dentro do próprio Mercado Livre, temos um atalho.

atalho retirar dinheiro mercado pago

Mercado Pago

O Mercado Livre tem o Mercado Pago, que é um banco. Sim, um banco.

O dinheiro de todas as suas vendas vai para o Mercado Pago. Caso você use Mercado Envios, seu dinheiro ficará disponível para saque 2 dias após a entrega do produto ao cliente.

É cobrada uma taxa de 3 reais por saque para sua conta bancária.

Como retirar o dinheiro

Clique em Retirar dinheiro como visto na imagem anterior.

Você será redirecionado para seguinte tela:

retirar dinheiro de dentro do mercado pago

O valor mínimo é de 4 reais.

Escolha o valor que deseja retirar e clique em Continuar.

Provavelmente você será redirecionado para tela de cadastro de conta bancária,  caso ela  já não esteja cadastrada.

cadastro de conta bancaria mercado pago

Adicione sua conta e continue.

Após adicionada, selecione a conta, escolha o valor e clique em Retirar.

tela retirada mercado pago

Pronto. O Mercado Pago irá fornecer uma data estimada na qual o dinheiro deve cair na conta.

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