Pensando em começar a vender ou até mesmo teve problemas com as taxas cobradas sobre as vendas dos seus produtos, agora está em dúvida se realmente vender no Mercado Livre vale a pena ou não, acompanhe este artigo e descubra se realmente vale a pena.

Mercado Livre

O Mercado Livre é sem dúvidas um dos maiores marketplaces do mercado brasileiro. Possui todo um ecossistema composto por Mercado Envios, Mercado Pago, Mercado Shops que se assemelha aos maiores marketplaces do mundo. Sempre apresentando novas funcionalidades e oportunidades que se bem aproveitadas podem render bons frutos.

Visibilidade de Marca

Para quem tem uma marca e quer fazer o negócio expandir ainda mais o Mercado Livre é com certeza uma ótima opção para ir além. Hoje em dia os marketplaces mais famosos atuam basicamente como se fossem o Google para muitas pessoas no momento em que elas estão comprando novos produtos.

É muito Simples de Começar

Todo o procedimento desde criar a conta, cadastrar o anúncio, enviar o produto é super simples para quem está começando. Temos um artigo completo sobre o assunto chamado Como vender no Mercado Livre que mostra a fundo como funciona este processo.

Talvez a parte mais difícil do começo seja a precificação de produtos, mas para isso temos a Calculadora de preços Mercado Livre que consegue auxiliar os vendedores a vender seus produtos com a precificação feita de forma correta.

Existem Muitas Automações

Depois de algum tempo você percebe que várias coisas podem ser automatizadas e simplificadas. O seu trabalho acaba se tornando apenas administrar números, fazer negócios e não mais embalar pacotes.

Um bom exemplo é o Mercado Envios Full, modalidade onde você envia seus pacotes para o centro de distribuição e o Mercado Livre cuida da armazenagem, estoque, embalagem e despacha os produtos. Ainda na linha de automações, temos várias empresas que fizeram sistemas como Tiny e Bling que trazem uma série de automações e integrações.

Vale Realmente a Pena?

Enquanto estiver dando dinheiro no bolso, visibilidade de marca e não estiver ocupando todo o tempo da sua vida, sim vale a pena. Agora quando chega o momento em que você deixa de dormir, começa a ter prejuízo por conta de reclamações ou por outros problemas relacionados a plataforma é hora de começar a buscar alternativas para não ficar dependente de um marketplace consideravelmente instável em alguns aspectos.

Sempre foque na sua marca, o marketplace deve ser apenas um complemento e não a atividade principal da empresa. Uma empresa que vende somente dentro de marketplaces tem um valor baixo quando comparado a marcas que estão trabalhando seu próprio público. O valor de uma empresa vem principalmente da fidelidade dos clientes a marca.

Leia também

Categorized in:

Martketplaces, Mercado Livre,