Modalidade vem ganhando cada vez mais adesão por parte dos vendedores de e-commerces e marketplaces. Veja se o crossdocking faz sentido para o seu negócio e entenda como isso pode levar seu faturamento a outro patamar.
Como funciona o crossdocking?
Basicamente o crossdocking é um sistema de distribuição de mercadorias. O cliente compra, e então o vendedor faz o pedido para o fornecedor, após isso o produto é enviado para um centro de distribuição para ser embalado e despachado ao comprador. Também é uma alternativa a casos onde o Dropshipping não é possível. Se você não sabe o que é dropshipping veja o artigo Dropshipping em marketplace vale a pena?.
Essa é mais uma das estratégias que principalmente quem vende em marketplaces ou tem gateways de pagamento com prazo muito longo pode se beneficiar muito. Ao utilizar o modelo de crossdocking o vendedor consegue manter muito mais dinheiro em caixa, assim aumentando a solidez do seu negócio.
Vantagens do crossdocking
O crossdocking consegue melhorar muito o chamado ciclo financeiro, que é o tempo entre a compra da mercadoria e recebimento do produto, o que pode fazer o capital da empresa se multiplicar muito mais rápido. Para mais detalhes sobre o ciclo financeiro veja o artigo O que é capital de giro? Para que serve?
Além disso, você não vai precisar mais gastar tanto capital com estoques e o manejo dos mesmos, podendo economizar em espaço, alugueis e mão de obra. Porém, caso as coisas não estejam muito bem sincronizadas com seus fornecedores podem ocorrer imprevistos como furos de estoque ou até mesmo falhas logísticas.
Ao não precisar mais ter o produto em estoque você muito provavelmente vai passar mais tempo fazendo novos anúncios e em pouco tempo o volume de vendas vai aumentar. Com o volume de vendas aumentando a empresa vai conseguir negociar muito melhor com fornecedores.
Vale a pena para quem vende em marketplace?
Quando o assunto é crossdocking no marketplace a coisa fica ainda mais complexa. Sabemos que as exigências dos marketplaces são duras, então a sua logística precisa ser impecável para não acabar comprometendo a operação. Vendedores com grande volume de vendas costumam vender uma série de produtos utilizando este modelo.
Vale a pena investir um tempo procurando bons parceiros logísticos para fazer este tipo de operação. Uma outra opção ainda é dependendo do tamanho da empresa ter uma pessoa só para cuidar deste tipo de tarefa. Basicamente a pessoa vai verificar os produtos que devem ser enviados no dia e vai começar a entrar em contato com os fornecedores para despachar tudo no horário.
No começo vão existir algumas coisas para serem ajustadas, conforme sua equipe for ficando cada vez mais experiente as coisas vão começar a fluir e suas vendas podem aumentar em níveis que nem você poderia imaginar.
Vale a pena para quem tem loja virtual?
Sim. Vale a pena sem dúvidas. No caso da loja virtual os clientes já compram com promessas milagrosas de fretes ultra rápidos, então a modalidade de crossdocking fica ainda mais atrativa. Basta fazer um bom marketing que seu faturamento pode aumentar consideravelmente utilizando o crossdocking.
Dicas para um crossdocking eficiente
Para ter melhores resultados na modalidade de crossdocking separamos algumas dicas;
- Fale ao seu fornecedor como você pretende trabalhar o estoque dele para não ter surpresas;
- Teste com pequenos volumes;
- Tenha mais de uma empresa para fazer o serviço de logística;
- Considere ter mais de um fornecedor para o mesmo produto;
- Tenha um sistema de gestão como Tiny ou Bling que tem módulos para auxiliar nesse processo;
- Detecte e ajuste as falhas do processo o mais rápido que puder;
- Sempre que for possível melhore os processos;