É de conhecimento geral que as imagens de produtos ajudam muito na hora da venda e se tratando de Mercado Livre isso deve ser levado muitíssimo a sério. Existem diversas regras que devem ser seguidas caso você queira ter um bom desempenho e vender mais.
Principais regras
Para ter uma imagem com bom desempenho, o site fala sobre imagens com no mínimo 500 x 500, mas isso é pouco. Recomendamos que sejam utilizadas imagens com tamanho de pelo menos 1200 x 1200 para uma maior performance dos anúncios.
O Mercado Livre também não gosta de marcas d’água, logotipos, números de telefone e coisas como QR Codes. Então, mesmo se o produto que você vai anunciar tenha um QR Code na caixa, remova-o antes de subir a foto para o site.
Também não é permitido colocar coisas como selos de promoção ou ainda falar sobre as condições de envio na imagem. Inclusive, não recomendamos que utilize a palavra promoção em nenhum anúncio, praticamente todos os marketplaces vão reprovar estes anúncios. Utilize somente as opções de promoção do site.
A primeira imagem deve ter o fundo branco, exatamente, branco e não outra cor. Mesmo que utilizar outras cores possa ser interessante, infelizmente o site não permite que sejam utilizadas por questão de padrão.
Essas são as principais regras, agora vamos analisar um pouco mais a fundo o que o próprio Mercado Livre diz sobre as imagens.
Nem tudo é o que parece
O próprio site diz para você utilizar somente fotos autorais, mas claramente isso não faz sentido a primeira vista. Eles falam isso por conta do programa de proteção de marca, caso o detentor da imagem faça uma denuncia, você poderá ter seu anúncio removido. Porém, você pode sim utilizar as imagens oficiais da marca caso você esteja comprando diretamente do fabricante ou distribuidor. Dificilmente eles irão denunciar seu anúncio que afinal está dando dinheiro para eles. Eu disse dificilmente, mas existem sim casos de marcas que sacanearam os clientes e denunciaram palavras e fotos dos próprios produtos.
Outras redes de tráfego
Google, Facebook entre outros, tem suas próprias regras para anúncios de produtos. Palavras especificas proibidas, tamanho mínimo de imagem, entre muitas outras coisas que podem diminuir suas vendas dentro do Mercado Livre, afinal, ele usa várias redes como fonte de tráfego para levar clientes ao seu produto. Para entender um pouco mais a fundo sobre o assunto veja o vídeo abaixo.