O que é SKU?

Quando a empresa começa a crescer e aparece a necessidade de lidar com algum grau de controle de estoque, muitos profissionais se perguntam: Afinal o que raios significa SKU? A sigla significa Stock Keeping Unit que é um termo do inglês cuja tradução seria algo como “unidade de manutenção de estoque”, e que auxilia na organização do estoque. O SKU é um código único, interno da empresa, que auxilia a gestão do estoque, liberação de mercadorias, especificações de produtos e é um código fundamental para uma boa integração de sistemas.

É essencial manter uma boa organização do estoque para garantir que a empresa consiga obter melhores resultados, e sabemos que essa tarefa não é simples sem a ajuda de métodos para controle de entradas e saídas de produtos.

O SKU vai ajudar muito no processo de entrada e saída dos produtos. Basicamente, cada produto do seu estoque vai ter um SKU exclusivo, que é um código que pode normalmente é formado por letras e números. Ao gerenciar cadastros e saídas de produtos do estoque, podemos buscar os produtos pelo SKU ao invés do nome.

Por exemplo, ao cadastrar uma “Blusa Cinza Feminina M” no estoque, o SKU poderia ser “BLCINZFEM”

Veja os principais benefícios de utilizar códigos

Controle de estoque: utilizar códigos como o SKU vão te auxiliar a organizar a disponibilidade e o fluxo de produtos, já que o nome de cada objeto vai ficar mais simplificado.

Exemplo: é muito mais fácil distinguir a diferença de roupas pelo código SKU, uma vez que todos os tamanhos tem a mesma foto e são praticamente iguais e o código normalmente fica em um lugar visível, ao contrário das etiquetas que mostram o tamanho.

Aumenta a velocidade da expedição: ao usar códigos também facilitamos muito a organização do estoque, tornando muito mais fácil encontrar os produtos com agilidade no momento da expedição.

Exemplo: se você está revendendo produtos semelhantes de marcas diferentes e organiza utilizando nichos e prateleiras, pode criar um SKU que identifique a marca e deixar os produtos que são semelhantes próximos. Assim, o funcionário responsável sabe onde ir buscar aquele tipo de produto no estoque sempre que necessário.

Ajuda a evitar erros: enviar um produto errado para o cliente é prejuízo praticamente certo, principalmente para quem vende em marketplaces onde você tem métricas de reputação para se preocupar. Ao utilizar SKUs vai ser muito mais fácil diferenciar os produtos, principalmente quando o estoque possui muitos produtos similares, já que o colaborador vai ter como identificar de forma simplificada qual o produto.

Exemplo: você tem dois notebooks no estoque, um com 8GB de RAM e outro com 4GB de RAM, basta olhar o SKU e ver qual é o modelo ao invés de caçar nas especificações técnicas.

O que é o SKU em Marketplaces e Integradoras

Por mais que não seja um campo obrigatório no cadastro de anúncio na maioria dos casos, seja de marketplaces, ERPs e Integradores, é crucial ter esse dado preenchido. Para que os sistemas funcionem juntos eles costumam utilizar o SKU como dado em comum para que os dados sejam comunicados entre eles.

É importante que o SKU não seja criado de qualquer maneira, uma vez que este dado vai fazer parte da rotina da empresa. O SKU é um dos dados mais importantes para que a empresa consiga agilizar os processos.

Como criar um SKU

A ideia do SKU é ser simples tanto para identificar o produto quanto para verificar características do produto. É de suma importância que também seja fácil digitar este código para facilitar as buscas do dia a dia.

Utilize um SKU curto

Praticidade é tudo, quando se trata de SKU é de extrema importância que ele seja facilmente identificável e que seja simples digitar, neste caso menos é mais.

Deve conter somente informações essenciais

A organização dos SKUs vai variar muito de acordo com cada operação, pois ele é um código que pode ser adaptado de acordo com sua necessidade. Porém, nem todas as informações do produto precisam estar presentes no SKU. A operação pode se limitar a utilizar poucas letras e números caso os produtos permitam. Vai de cada empresa definir qual a sua necessidade.

Utilize somente números e letras

Por mais que algumas plataformas permitam que sejam utilizados caracteres especiais no SKU não são todas que aceitam. Então, para não ter uma futura dor de cabeça, evite utilizar caracteres especiais como @,#,$,%,’,.,_, entre outros quando for criar seu SKU.

Não utilize o mesmo SKU para produtos diferentes

O conceito do SKU envolve utilizar códigos diferentes para cada modelo do produtos. Se você vende produtos com cores diferentes, cada cor vai precisar de um SKU único. Variações técnicas de um mesmo celular como memória, também vão ter SKUs diferentes.

Cada operação vai trabalhar SKUs de maneiras diferentes

Uma Industria provavelmente vai criar os SKUs de acordo com as necessidades da produção. Já o revendedor vai querer otimizar o processo de expedição para conseguir encontrar mais fácil os produtos e diminuir os erros dos funcionários.

Não existe uma regra fixa, cada empresa deve definir de acordo com suas ferramentas o que se encaixa melhor para que a operação seja otimizada.

Dicas para criar SKU

Para organizar melhor os SKUs, identifique as principais necessidades da sua empresa e comece a criar códigos de maneira que eles não sejam sobrepostos. Por exemplo, podemos pegar um Shampoo da marca marketfacil para cabelos cacheados de 300ml, o SKU pode ser:

  • SH – Shampoo
  • MKT – Marca
  • CA – Cacheados
  • 300 – Quantidade

Neste caso, o SKU ficaria SHMKTCA300. É apenas um exemplo, mas o importante é entender o conceito para criar e organizar melhor o estoque. Caso existam características como a cor que possuem muitas letras semelhantes como no caso de vermelho e verde, vá aumentando o número de letras até que você consiga identificar corretamente.

Leia mais

Categorized in:

Loja Virtual, Martketplaces, Sistema,