Precisando emitir sua primeira nota fiscal para algum produto ou por algum motivo foi forçado a começar a emitir nota fiscal e precisa de ajuda? Neste artigo vamos esclarecer algumas das principais dúvidas de quem vai iniciar no processo da emissão de notas.

O que você vai precisar

Para emitir notas fiscais você precisa ter um CNPJ, ser registrado no posto fiscal eletrônico(no caso de SP), possuir um certificado digital, registro na SEFAZ (Secretaria da Fazenda) do seu estado e preferencialmente um sistema de emissão de notas fiscais. Como não é um processo muito simples, você pode pedir o auxilio de um contador.

Aqui na empresa contamos com a empresa Soraia Zogbi Contabilidade para auxiliar nossos clientes com este procedimento que não é tão simples. Muitas pessoas simplesmente não tem tempo e ter alguém para auxiliar neste processo é fundamental.

CNPJ

O CNPJ é o documento do cadastro nacional de pessoa jurídica, ou seja, o documento que comprova que você é uma empresa. Este documento pode ter diversos tipos de emissão, variando de acordo com o tipo da sua empresa e faturamento.

Para vendas começamos com o MEI (Microempreendedor Individual) para empresas que vendem até aproximadamente R$6.000,00 por mês em valor bruto. Após este valor você vai obrigatoriamente precisar de um contador para abrir a sua empresa.

Observação: em alguns estados como é o caso do Rio de Janeiro (o estado que mais sabota o empresário brasileiro) as empresas do tipo MEI não conseguem emitir nota fiscal eletrônica padrão (modelo 55) que é o exigido por alguns sites e somente é permitida a emissão da NFA-e que é a nota fiscal eletrônica avulsa.

Certificado Digital

Você vai precisar do certificado digital para assinar eletronicamente a nota fiscal. O certificado funciona basicamente como a assinatura da sua empresa na versão digital. É preciso realizar a compra e validação do certificado. Veja o artigo Certificado Digital A1 barato para emissão de NF-e para descobrir o tipo recomendado e os melhores locais para comprar o seu certificado.

Posto Fiscal Eletrônico (São Paulo)

É possível fazer o cadastro no posto fiscal tanto online quanto presencialmente. Porém, se tratando do estado é relativamente frequente o sistema da emissão da senha online estar em manutenção ou simplesmente fora de operação.

Registro na SEFAZ

Após ter o em mãos CNPJ, certificado digital e caso necessário registro no posto fiscal. Você deve consultar o site da secretaria da fazenda do seu estado para pode fazer o credenciamento para a emissão de notas fiscais eletrônicas.

Sistema para emissão de notas

Recomendamos que utilize um sistema especializado para fazer a emissão das suas notas fiscais. Os sistemas gratuitos do governo normalmente são lentos e travam muito, já os sistemas feitos integrados aos sites de venda como Mercado Livre e Shopee costumam ser limitados e não mudar a rede quando a comunicação principal está em manutenção.

Quando o assunto é comércio online, existem dois principais sistemas, o Bling e o Tiny. Recomendamos que você veja o artigo Qual o melhor Tiny ou Bling? para descobrir qual mais se enquadra a sua necessidade. Ambos possuem manuais detalhados mostrando como inserir seu certificado digital dentro do sistema.

O mínimo que você vai precisar para criar sua nota fiscal dentro destes sistemas é um cadastro simples da sua empresa, configurar a natureza de operação para venda (recomendamos que procure um contador para te auxiliar neste passo) e cadastro do produto com nome, preço, ncm e origem. Os campos de ncm e origem você pode encontrar na sua nota fiscal de compra.

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