O giro de estoque é um indicador importante que mostra o desempenho do estoque da empresa. Ao acompanhar o giro de estoque, você terá uma clareza muito maior sobre o seu estoque e o que está realmente tendo uma boa performance.

Como funciona o giro de estoque

O indicador mostra quantas vezes a empresa conseguiu vender o estoque de um determinado produto ou conjunto de produtos durante um intervalo de tempo. É uma ótima métrica para avaliar a saúde geral do estoque e identificar produtos que não são tão rentáveis.

Como calcular o giro de estoque

O calculo é relativamente simples, a conta é dada pela fórmula: Giro de estoque = total de vendas / valor médio do estoque. A partir deste calculo teremos o valor de quantas vezes o estoque foi renovado no período analisado.

Alguns sistemas de gestão como o Tiny ERP possuem módulos de gestão de estoque que fazem essa conta dentro do sistema produto a produto para que você não precise ficar aprendendo fórmulas e fritando a cabeça com planilhas e cálculos.

Quanto maior o resultado do giro do estoque melhor vai ser o desempenho do produto analisado. Caso o valor do giro seja muito baixo, este produto provavelmente está encalhado e é recomendado que a empresa tome providencias para vende-lo o quanto antes e possivelmente não fazer a reposição do mesmo.

Qual a importância do giro de estoque?

Este indicador tem o poder de mostrar os produtos que podem ser os mais lucrativos dentro da empresa. Um giro alto significa que o ciclo financeiro do produto é baixo, e isso é um ótimo sinal. Entenda como ter um ciclo financeiro curto pode ajudar a sua empresa lendo o artigo O que é capital de giro? Para que serve?

Os produtos com baixo giro devem ser identificados e vendidos para que o capital seja recuperado o mais rápido possível e vá para produtos realmente lucrativos. Fazendo isso a empresa para de deixar dinheiro parado podendo investir mais onde realmente está dando retorno.

Como a empresa vai estar se livrando de produtos com baixa rotatividade, muito provavelmente por consequência será possível reduzir custos com armazenamento e também com vencimento de produtos.

Como aumentar o giro de estoque?

Agora vamos as dicas de como melhorar o seu giro de estoque para ter uma melhor performance e aumentar consideravelmente a sua lucratividade.

Escolha bem os produtos

Para aumentar o giro de estoque é importante que seus produtos sejam produtos que possuam demanda constante. Um produto só vai ter demanda se o público estiver procurando por ele. Então, podemos dizer que um passo fundamental para aumentar o giro do estoque é escolher produtos que o seu cliente quer comprar.

Capriche no marketing

Faça o produto brilhar aos olhos do cliente, dê destaque, apresente uma boa aparência, fale sobre as vantagens, em resumo faça um bom marketing do seu produto. Além disso, faça com que mais pessoas vejam ele. Um produto que não é visto não é lembrado e muito menos desejado.

Entenda mais sobre o seu público

Para fazer com que os itens anteriores funcionem bem, você precisa conhecer o seu cliente quer. Estude o seu cliente e estude e trace uma estratégia de vendas de acordo com o que o seu público gosta. Utilize seus concorrentes de sucesso como fonte de inspiração para criar campanhas que podem fazer suas vendas aumentarem.

Utilize a curva ABC ao seu favor

A curva ABC mostra os produtos mais vendidos da sua loja em um período de tempo. Onde A representa 80% das vendas, B representa 15% das vendas e C representa 5% das vendas. Ao fazer a curva ABC, foque nos produtos que estão dando mais resultado e comece a remover os que estão dando menor resultado em termos de lucratividade.

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