A precificação por margem de contribuição é um dos melhores modelos de precificação existentes, principalmente para quem vende em loja virtual ou marketplaces como Shopee, Amazon, Americanas, Mercado Livre, Magazine Luiza, etc. Utilizando este método é possível ter uma precisão muito alta nos valores que pretendemos extrair de cada produto.

Como funciona a precificação por margem de contribuição

Na precificação por margem de contribuição conseguimos inserir todos os valores que serão cobrados pelo canal de venda, seja em porcentagem ou valores fixos. Então, acrescentamos o valor de contribuição da empresa e conseguimos extrair uma margem de lucro exata de cada venda.

Fazendo uma comparação deliciosa, a precificação por margem de contribuição funciona como uma pizza onde cada tipo de custo é uma fatia dela. Podemos dividi-la de maneira simplificada em custo do produto, taxas, contribuição da empresa e margem de lucro.

Quando utilizar a precificação por margem de contribuição?

É recomendado que este seja um dos métodos de precificação padrão da empresa. É provavelmente um dos métodos mais completos que você vai encontrar. Outros métodos de precificação podem ser um tanto quanto simples e não englobar corretamente todas as variáveis da empresa.

Utilizando a precificação por margem de contribuição você consegue definir com facilidade coisas como preço mínimo de venda e ponto de equilíbrio da sua empresa. Essas são métricas fundamentais para qualquer empresa.

Como fazer o calculo da precificação por margem de contribuição

O cálculo é bem simples, podemos utilizar a seguinte fórmula:
Preço de venda = (Custo do produto + Taxa em R$) / (1-(Taxa em % + Custo de empresa % + Margem de lucro em %))
Custo do produto – é o valor que você pagou no produto.
Taxa em % – Comissão cobrada pelo gateway de pagamento ou marketplace.
Taxa em R$ – Alguma taxa extra além das taxa percentual como por exemplo os R$5,00 extras para vendas abaixo de R$79,00 do Mercado Livre.
Custo de empresa – Valor mensal que a empresa gasta dividido pelo faturamento mensal.
Margem de lucro é o valor em percentual que você deseja receber da fatia da pizza.

Logicamente que para simplificar a vida de quem está lendo este artigo temos uma calculadora que contempla todo esse calculo. Você pode acessar a Calculadora de preços Mercado Livre que ela basicamente vai fazer essa conta de forma automática e é totalmente gratuita. Mesmo que você não seja um vendedor do Mercado Livre a lógica é a mesma.

Benefícios de utilizar a precificação por margem de contribuição

Ao utilizar este método suas contas vão ficar muito mais previsíveis. Como ela consegue englobar valores mais complexos como taxas adicionais tudo fica mais simples no final do mês. É um ganho considerável de produtividade saber que no final do mês se o faturamento da empresa bateu com as contas você vai ter no mínimo aquele valor de lucro.

Leia mais