O BPP é o Brand Protection Program do Mercado Livre, antigo PPPI (Programa de Proteção a Propriedade Intelectual). Esta é uma função do Mercado Livre que dá a possibilidade dos detentores de direitos autorais a solicitar a exclusão de anúncios que estejam violando estes direitos.
Quem pode se cadastrar?
Os titulares dos direitos autorais e representantes. Ao realizar o devido cadastro na plataforma o titular dos direitos poderá começar a solicitar a exclusão dos anúncios que estejam violando seus direitos. Algumas empresas detentoras de direitos utilizam serviços de consultorias especializadas no assunto para remover os anúncios.
Como funciona?
Ao se cadastrar no BPP o Mercado Livre libera uma plataforma onde os titulares de direitos podem pesquisar por anúncios e escolher quais serão denunciados. Após feita a denuncia o sistema irá travar o respectivo anúncio imediatamente e o vendedor terá alguns dias para responder a denuncia.
Caso o detentor dos direitos recuse o recurso do comprador o anúncio será completamente inativado e o vendedor será penalizado sob o risco de ter o direito de vender e todo dinheiro da conta bloqueado.
Vendedores que tenham produtos na modalidade Mercado Envios Full podem acabar acabar com absolutamente toda a mercadoria bloqueada dentro dos galpões do Mercado Livre e dependendo do caso a mercadoria pode ser destruída.
Vantagens do Brand Protection Program
Aderindo ao BPP o detentor dos direitos consegue proteger sua marca de falsificações e a comercialização de produtos que foram desviados. Tudo isso em um único painel com a possibilidade de fazer as denuncias tanto individualmente quanto de forma massiva.
Desvantagens do Brand Protection Program
Apesar de ser um programa interessante ele também trás uma insegurança descomunal ao vendedor. Dentro do Mercado Livre existe uma verdadeira guerra milionária de direitos autorais na qual eu já tive o desprazer de ser pego no fogo cruzado. Em praticamente todos os casos, quando o vendedor for denunciado ele irá perder de algum modo.