Talvez essa seja a maior pergunta do vendedor de marketplace que sentiu a necessidade de utilizar algum sistema ERP por qualquer motivo que seja.
Inclusive, essa é uma pergunta meio polemica e dificilmente é respondida com sinceridade porque simplesmente a maioria dos criadores de conteúdo estão presos a um dos dois sistemas por meio de comissões. Então, sob o risco de deixar algum dos dois lados irritados, vou dar minha sincera opinião sobre os dois sistemas. Então vamos as introduções.
Sumário
O que é um ERP?
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais. Este é o nome dado aos sistemas que utilizamos para controlar estoque, compras, contas, pedidos, ordens de serviço e diversas outras funções da empresa em um único sistema.
Possuir este tipo de sistema é essencial para qualquer empresa, já que ele centraliza todas as informações de diversos canais em um único painel para que seja feita a gestão do negócio. Além disso eles possuem diversas automações e integrações para que fique tudo o mais otimizado possível.
O que é Bling e Tiny?
Bling é um ERP assim como o Tiny. O Bling é uma empresa da Locaweb, já o Tiny é uma empresa da Olist.
Bling
O Bling deve ser provavelmente o sistema mais utilizado para gestão de estoque e emissão de notas fiscais entre os vendedores de marketplace. Desde que descobri a existência dele sempre foi assim.
O sistema é baratinho, a partir de R$55,00 você já consegue fazer tudo quanto é tipo de integração, sem limite, se quiser colocar 10 contas do Mercado Livre e mais 15 da Shopee é só mandar bala.
Principais Funções do Bling ERP
- Gerenciamento de estoque: Controle de entrada e saída de produtos, acompanhamento de níveis de estoque, geração de relatórios de inventário e integração com sistemas de e-commerce.
- Controle de vendas e compras: Registro de pedidos, acompanhamento de status de entrega, emissão de notas fiscais, geração de relatórios de vendas e compras.
- Faturamento e emissão de notas fiscais: Geração automatizada de faturas e notas fiscais, geração de relatórios de impostos.
- Gerenciamento de contas a pagar e a receber: Registro de contas a pagar e a receber, acompanhamento de status de pagamentos, geração de relatórios de fluxo de caixa.
- Gerenciamento de fluxo de caixa: Controle de entradas e saídas financeiras, previsão de fluxo de caixa, geração de relatórios financeiros e gerenciais.
- Análise de relatórios financeiros e gerenciais: Geração de relatórios personalizados, análise de dados financeiros e gerenciais, integração com outros sistemas de análise de dados.
- Integração com outros sistemas: Integração com sistemas de e-commerce, sistemas de pagamento, sistemas de emissão de notas fiscais eletrônicas, entre outros.
- Automação de processos de negócios: Automatização de tarefas rotineiras, melhoria da eficiência operacional, redução de erros humanos.
Tiny ERP
O Tiny é um sistema relativamente robusto que provavelmente deve ser o segundo mais utilizado no meio dos marketplaces. Após utilizar o Bling como sistema por um bom tempo, comecei a ver o pessoal dos grupos falando do famigerado Tiny ERP e como um bom curioso fiquei com uma vontade enorme de testar.
Então há alguns enquanto estava trabalhando na redução de custos da empresa de um cliente, me surgiu a necessidade de fazer alguns kits de kits, coisa que o Bling não dava conta na época, e foi a partir dessa necessidade que comecei a utilizar os dois sistemas ao mesmo tempo, Bling na minha operação e Tiny na operação do cliente.
Principais Funções do Tiny ERP
- Gerenciamento financeiro: Controle de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, emissão de relatórios financeiros e geração de orçamentos.
- Gerenciamento de estoque: Controle de entrada e saída de produtos, acompanhamento de níveis de estoque e geração de relatórios de inventário.
- Gerenciamento de vendas e compras: Registro de pedidos, acompanhamento de status de entrega e emissão de notas fiscais.
- Gerenciamento de produção: Planejamento e controle de produção, gestão de materiais e geração de relatórios de produção..
- Integração com outros sistemas: Integração com sistemas de e-commerce, sistemas de marketplace, sistemas de logística, sistemas de pagamento.
Qual o Melhor Tiny ou Bling?
O Tiny se mostra mais eficiente para operações que se mostram complexas. Já o Bling é mais simples, possui menos funções e atualizações. Os dois simplesmente são feitos para públicos diferentes.
Quando utilizar o Bling
Particularmente considero o Bling perfeito para operações simples, onde os produtos são poucos e quase não existem variações, kits, integrações externas fora marketplaces. Basta subir os seus produtos, integrar sem se preocupar com muitas configurações e botões e você vai ter um sistema funcionando muito bem e ainda vai contar com manuais muito bem explicados e suporte caso necessário.
Vantagens do Bling
- Manuais bem explicadinhos, você pode acha-los na página de ajuda do Bling;
- Ótimo custo beneficio;
- Integra com vários marketplaces;
- Integra com várias plataformas de lojas virtuais;
- Integra com várias ferramentas de performance.
Desvantagens do Bling
- Demora para receber novidades;
- Integrações muito simples;
- Demora na integração com novos marketplaces e plataformas;
- É da Locaweb.
Quando utilizar o Tiny ERP
Como dito anteriormente, o Tiny se sai muito bem em operações mais complexas.
O que considero complexo em uma operação
- Complexidade dos produtos – kits, variações, kits de kits, variações de kits, variações duplas, controle de validade, etc.
- Complexidade de integração – multiempresa, múltiplos gateways logísticos, separação e expedição automatizada feita por terceiros, integração com fullfillment de terceiros, dropshipping nacional, crossdocking, etc
Mesmo sendo possível fazer esse tipo de coisa no Tiny, ainda é necessária alguma adaptação porque o sistema mesmo possuindo mais opções ainda é mais limitado do que considero o ideal.
Vantagens de utilizar o Tiny ERP
- O sistema é atualizado com frequência;
- Os clientes voz dentro da empresa utilizando o canal de idéias;
- Possui uma quantidade grande de automações;
- Quantidade maior de opções dentro das integrações;
- Costuma receber novos marketplaces primeiro.
Desvantagens do Tiny ERP
- Não possui histórico de modificação por usuário nativo;
- A integração do estoque só funciona bem a partir do plano essencial;
- É da Olist.
Bling ou Tiny Qual Escolher para E-Commerce
Sem sombra de dúvidas o Tiny. Ele possui diversos campos que não existem no Bling quando o assunto é e-commerce.
Bling ou Tiny Qual Escolher para Vender em Marketplace
Se você tiver muitas contas e estiver iniciando o ideal é o Bling. Ele permite que você tenha várias contas conectadas no sistema sem custos adicionais. Agora, se você tem diversas contas maiores o melhor seria o Tiny para dar conta do recado.
Dúvidas Frequentes Sobre os ERPs Bling e Tiny
Veja abaixo as principais dúvidas dos leitores sobre os ERPs Bling e Tiny
O Que é Melhor Bling ou Tiny?
O melhor é o Tiny. Mas o Bling também pode ser uma boa opção dependendo das particularidades da sua operação.
Qual o Concorrente do Bling?
O maior concorrente do Bling atualmente quando o assunto é ERP para e-commerce e marketplaces é o Tiny.
Porque usar o Tiny?
O Tiny é um sistema que consegue fornecer diversas ferramentas e relatórios que te auxiliam a otimizar sua operação e consequentemente aumentar seus lucros.
Qual o Diferencial do Bling?
O Bling é um ERP com um custo baixíssimo em relação ao que ele entrega. Ótimo para pequenas empresas que estão começando a vender na internet.
O Que é Plataforma Tiny?
O Tiny é um sistema ERP (Enterprise Resource Management) que te auxilia a controlar a sua empresa de diversas formas como controle de estoque, emissão de notas, financeiro e outras diversas coisas.
Bling é Bom?
Sim. Ele é um ótimo ERP para empresas que estão iniciando nas vendas online.
Tiny é Bom?
Sim. É uma ótima opção para empresas que já vendem na internet e precisam de algo mais robusto.
Qual Melhor Plano Bling?
O melhor plano é aquele que supre as necessidades da sua empresa.
Quais os Marketplaces o Bling integra?
O Bling integra com Mercado Livre, Shopee, Amazon, Americanas e muitos outros.
Conclusão
Até hoje continuo usando ambos os sistemas em várias operações, cada uma com suas particularidades onde eles acabam tendo uma performance superior e caso necessário é feita a troca de um para o outro com certa facilidade. Recomendo que caso você esteja em dúvida, teste os dois sistemas e utilize aquele com o qual se sentir mais confortável.
Vocês podem utilizar os cupons abaixo para testar os sistemas:
- Cupom Bling! – MARKETFACIL – 3 meses gratuitos. A partir do plano mercúrio para quem precisa de integrações com marketplaces.
- Cupom Tiny ERP – MARKETFACIL – 1 mês gratuito mais 3 meses com 25% de desconto. Recomendamos no mínimo plano essencial para quem precisa de controle de estoque em tempo real.