É essencial ter bons fornecedores para fazer um negócio prosperar na internet, seja vendendo no seu próprio site, marketplace ou vendas diretas.
Um bom fornecedor pode fazer com que sua empresa cresça com mais facilidade. Neste artigo vamos abordar um pouco sobre as técnicas para achar bons fornecedores.
Como Encontrar Fornecedores
Para os iniciantes pode parecer uma tarefa difícil, mas, com o tempo vai ficando cada vez mais simples achar bons fornecedores. Eles estão doidos para ter novos clientes e cada vez mais atentos a internet. Veja algumas das principais maneiras:
Pesquise no Google
Procure por coisas como “importadora de brinquedos”, “distribuidora de bebidas”, “fábrica de roupas” e você vai encontrar diversos fornecedores. Depois de encontrar um fornecedor, procure no mapa da região por outros similares.
Normalmente os fornecedores se concentram em locais específicos, na cidade de São Paulo temos algumas regiões como Brás, Bom Retiro e Pari com alta concentração de importadoras, atacadistas e fabricantes.
Faça uma Busca no Instagram e Outras Redes Sociais
Da mesma maneira que pesquisar no Google é interessante buscar no Instagram. Existem inúmeros fornecedores criando conteúdos para essa rede social tanto em formato de vídeo quanto imagens.
Siga algumas tags como “atacado”, “fornecedor”, “importadora” para receber novidades sobre fornecedores com frequência.
Busque nas Associações de Distribuidores
Algumas associações como a ABRADISTI (Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação) mostram o contato dos associados. Esse tipo de busca pode render centenas de fornecedores de uma só vez.
Pergunte ao Seu Contador
Contadores são ótimas redes de contatos entre empresas. É interessante manter um bom relacionamento com o escritório de contabilidade e trazer esse tipo de assunto na conversa eventualmente.
Vá em Feiras do Seu Setor
Feiras são uma ótima maneira de encontrar fornecedores. Normalmente os principais do seu nicho sempre estarão presentes por lá. Não se engane, os melhores fornecedores não estão escondidos, muito pelo contrário, eles se esforçam para aparecer cada vez mais.
Olhe na Embalagem dos Produtos
É comum que na embalagem dos produtos contenha a informação com o nome da empresa que fabrica aquele item. Uma boa pedida é ir em algum local com vários dos produtos que você deseja começar a vender e pegar vários contatos de fornecedores de uma vez só.
Se Inscreva na Nossa Lista de E-mail
Eventualmente alguns bons fornecedores entram em contato conosco com ótimas condições para quem deseja começar ou já vende na internet. Então é muito importante se cadastrar na nossa lista de e-mail que fica no final de cada artigo.
Não Dependa de um Único Fornecedor
Imprevistos acontecem e pode ser que aconteçam quando você mais está precisando. Logo, é importante ter mais de um fornecedor para os seus melhores produtos, assim você sempre mantem seus clientes abastecidos e suas campanhas funcionando sem perder otimizações.
Mantenha um Bom Relacionamento com Seus Fornecedores
Não basta só achar um bom fornecedor, você também precisa manter um bom relacionamento com eles. E um bom relacionamento com um fornecedor significa ter um ótimo relacionamento com absolutamente todas as pessoas possíveis da empresa.
Quanto melhor seu relacionamento com a empresa que te fornece os produtos mais vantagens você conseguirá ter, independente do seu volume de compra. A relação entre comprador e vendedor não é somente números. Eles importam mas isso não é tudo.
Avalie Algumas Situações com Cautela
Existem algumas coisa que podem acontecer conforme sua relação com as pessoas da empresa que te fornece vai melhorando. Desde ofertas de desvio de mercadorias até mesmo molhar a mão de algum funcionário para obter vantagens.
Evite qualquer coisa que pode te trazer problemas criminais, já outras coisas que podem te trazer uma enorme vantagem frente aos seus concorrentes devem ser avaliadas de acordo com a sua própria moral e ética. Já avisando que principalmente no caso de marcas maiores é comum que o vendedor ganhe um extra por fora para te dar vantagens frente a concorrência.